Fábia Almeida Richter, ex-prefeita por dois mandatos consecutivos de Cristal, no Centro-Sul do Estado, será a titular da nova Secretaria da Mulher. A nova pasta foi aprovada pela Assembleia Legislativa a partir de proposta enviada pelo governador Eduardo Leite. Fábia terá como secretária-adjunta a delegada de Polícia Viviane Nery Viegas, que vinha exercendo suas atividades como diretora do Departamento de Justiça na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Viviane é mestre em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e doutoranda em Direito pela Universidade de Salamanca (USAL) na Espanha. Nesta quarta-feira (24/9), às 17h, haverá ato de anúncio pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, seguido de coletiva de imprensa.
“Hoje damos mais um passo importante na consolidação da Secretaria Estadual da Mulher, com o anúncio de sua primeira titular. A escolha da enfermeira e ex-prefeita Fábia Almeida Richter reafirma o compromisso do nosso governo em fortalecer as políticas públicas para as mulheres do Rio Grande do Sul. Fábia traz consigo uma trajetória marcada pela dedicação à saúde, à gestão pública e ao municipalismo, além de reconhecimentos expressivos pelo trabalho em defesa das mulheres”, destacou o governador. “Sua experiência e liderança serão fundamentais para colocar em pé a nova secretaria, articular e integrar todas as ações que o nosso governo têm em relação às políticas para as mulheres. Ações de enfrentamento à violência, de acolhimento e de promoção da autonomia feminina. Ao lado da nova secretária e de toda a equipe que integrará a nova pasta, seguiremos firmes no propósito de construir um Estado mais justo, seguro e inclusivo para todas as mulheres gaúchas”, acrescentou.
A nova secretária acumula vários prêmios profissionais e na gestão de Cristal. Entre eles, o Prêmio Humanidades do Instituto da Pessoa e Gestor Público pelo Sindifisco-RS (sindicato que representa os auditores fiscais do Estado), além do Colar do Mérito Acadêmico pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura e a medalha da Assembleia Legislativa pelo trabalhos de luta ao SUS no Estado, que também a premiou pelo trabalho a favor das mulheres. Fábia é enfermeira e especialista em Gestão Hospitalar e outros serviços de saúde e mestranda em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento. Também é membro do He For She da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres.